Hoje é dia de celebrar as conquistas da maturidade

Hoje é dia de celebrar as conquistas da maturidade

Não se deve deixar de comemorar as vitórias à medida que o tempo passa


24/12/2019 06h00 · Atualizado há uma hora



Celebrar conquistas é algo enraizado em nossa cultura. Ao longo da nossa trajetória, festejamos não apenas aniversários, mas também ciclos de estudo, o ingresso na universidade, o primeiro emprego, promoções, casamentos, nascimento de filhos e assim por diante. Somos tão festeiros que atualmente há até “formaturas” de pré-escolar e do Ensino Fundamental!
É ótimo que seja assim, o problema é justamente deixar de comemorar as vitórias, sejam elas pequenas, médias ou grandes, à medida que o tempo passa. É natural que celebremos conquistas de filhos e netos, mas isso não quer dizer que não tenhamos as nossas próprias. E quando foi a última vez que você “brindou” a si mesmo, e compartilhou com as pessoas mais próximas? Ou será que não considera que tenha alcançado vitórias na maturidade?

Dia de celebrar: a maturidade também merece comemoração — Foto: https://sixtyandme.com/do-you-celebrate-your-successes-after-60/

Hoje é um bom dia para reconsiderar e rever seus conceitos. Ainda está em atividade e com disposição para iniciar novos projetos? Palmas para você! Não subestime seus feitos, nem se sinta relutante em falar deles. Perder peso, por exemplo, merece um troféu – qualquer um que tenha tentado seguir uma dieta com seriedade sabe disso. Parar de fumar, outra experiência que demanda enorme determinação. Manter sob controle uma doença crônica, como diabetes e hipertensão, ou enfrentar um tratamento contra o câncer. Ou ainda iniciar um trabalho voluntário.
Se achar que está longe de atingir qualquer meta que mereça registro, experimente torná-la menos desafiadora, dividindo-a em objetivos um pouco mais simples. Não se desanime com a perspectiva de perder cinco quilos: crie estágios (que tal 600 gramas por mês?) até o marco final e veja se pode incluir algum amigo ou parente para ajudar no processo com apoio moral e palavras de encorajamento. Vale a pena passar a escrever sobre os sucessos do dia a dia, mesmo que você não queira manter um diário. Será uma bússola apontando o norte.
Os objetivos variam de pessoa para pessoa, mas alcançá-los tem o poder de nos energizar. Aproveite a ceia de Natal, quando diferentes gerações estão reunidas, para compartilhar com os entes próximos essa força interior que os demais deveriam conhecer melhor. Para finalizar, prometa-se celebrar seus próximos aniversários. Você merece!

Por Mariza Tavares
Jornalista, mestre em comunicação pela UFRJ e professora da PUC-RIO, Mariza escreve sobre como buscar uma maturidade prazerosa e cheia de vitalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque:

Vitamina B3 pode curar casos de impotência

Vitamina B3 pode curar casos de impotência DECEMBER 14, 2012 Fonte:  Extra on Line Feijão é um dos alimentos que ajudam a prevenir a disfunç...