Programa da USP para terceira idade oferece mais de cem vagas no interior - USP adota nova terminologia para o público 60+

Programa da USP para terceira idade oferece mais de cem vagas no interior



Com nova nomenclatura e parcerias, o USP 60+ apresenta disciplinas e atividades complementares aos participantes
ter, 11/02/2020 - 10h31 | Do Portal do Governo


O programa USP Aberta à Terceira Idade, da Universidade de São Paulo, foi renomeado para USP 60+, na tentativa de deixar o programa mais inclusivo, de acordo com o coordenador da iniciativa, o médico Egídio Dórea.
O programa cresceu cerca de 24% em relação ao 2º semestre do ano passado e parcerias foram feitas para atender à crescente demanda. Neste ano, o USP 60+ oferece 5.643 vagas, entre disciplinas regulares oferecidas nos cursos de graduação da universidade e atividades complementares, como cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. Só para o interior são mais de 130 vagas.
Vale destacar que os interessados não precisam ter vínculo com a USP – basta que os participantes tenham mais de 60 anos. Pirassununga e Bauru são os campi do interior com mais diversidade de opções: 16 e 15 atividades, respectivamente.
Já Ribeirão Preto, com 34 disciplinas, e São Carlos, com 19, são as duas cidades que lideram no número de disciplinas disponibilizadas. As inscrições são gratuitas e as disciplinas regulares começaram nesta segunda-feira (10) e devem ser feitas até a próxima sexta-feira (14).
A relação completa de atividades está disponível na internet. As vagas são limitadas e disponíveis por ordem de chegada. As inscrições para as atividades complementares são definidas em cada unidade, que elabora seu próprio calendário; assim, é imprescindível observar as informações de cada atividade na consulta ao site.
Fonte: Portal Governo de São Paulo

USP adota nova terminologia para o público 60+

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL - PRCEU - 28/01/2020

Criado em 1994 pela professora Eclea Bosi, o programa Universidade Aberta à Terceira Idade era nessa época uma iniciativa pioneira e quase não havia similares no Brasil. No entanto, com o passar dos anos, esse tipo de programa passou a ser mais comum e popularizou-se em diversas outras universidades. Por isso, em 2018, o programa da USP passou a se chamar USP Aberta à Terceira Idade, a fim de evitar dúvidas do público quanto às atividades oferecidas.
No entanto, em 2019, começaram a surgir questionamentos sobre a melhor forma de se referir a esse público acima dos 60 anos de forma mais inclusiva e objetiva, sem juízo de valor, preconceitos ou cargas negativas. Tendo em vista que esse público vem crescendo muito, ele representa cada vez mais uma população heterogênea, com grandes diferenças entre os indivíduos que a compõem.
Dessa forma, a partir de 2020 o programa passa a se chamar USP 60+.
De 10 a 18 de fevereiro, estão abertas as inscrições para os interessados em participar das atividades. Veja mais aqui.
Confira o vídeo e saiba mais:



Destaque:

Vitamina B3 pode curar casos de impotência

Vitamina B3 pode curar casos de impotência DECEMBER 14, 2012 Fonte:  Extra on Line Feijão é um dos alimentos que ajudam a prevenir a disfunç...